Search

Content

FOTOGRAFE

Acervo Virtual


Fotografe é um projeto concebido por fotógrafos amadores, que tem por objetivo a criação de um acervo virtual de máquinas fotográficas e a venda de alguns exemplares. Esse acervo virtual tem como ponto de partida uma coleção de máquinas fotográficas analógicas obtidas no mercado dentro e fora do Brasil e que conta com modelos produzidos nas décadas de 50, 60, 70 e 80 e destinados ao mercado amador.

A partir da década de 50, a fotografia ampliou largamente sua esfera de reconhecimento como meio de expressão, sobretudo quando a fotografia profissional ganhou destaque e firmou-se como meio de ilustração de revistas, jornais, cartazes, catálogos de moda e anúncios comerciais. O fotojornalismo, pujante desde a década de 30, e que reivindicava máquinas cada vez mais portáteis e de fácil manipulação, favoreceu  a popularização da produção fotográfica. A evolução desse sistema de produção privilegiou a formação de um mercado amador que inicialmente era composto por máquinas de alta qualidade (seus projetos são descendentes diretos dos projetos de máquinas profissionais) e relativo baixo valor de mercado. Essas características, inseparáveis do gosto pela fotografia, foram decisivos para estimular o interesse e o estudo aqui presente.

Procuramos em nossas pesquisas explorar a imagem das máquinas relacionando suas qualidades estéticas, suas transformações mecânicas, o seu valor histórico e o uso que delas conseguimos considerar a partir de nossas impressões pessoais. 

A aquisição e o acúmulo de muitos exemplares nos levaram a refletir sobre a incapacidade de manter em uso todas as câmeras (algo relevante principalmente para garantir um bom estado de conservação) como também por ter provocado em nós certa inquietude por vê-las reduzidas a objetos de decoração. Nessa perspectiva, procurando manter o significado que esses objetos tem para nós, disponibilizamos a  circulação de algumas peças que podem ser adquiridas pelo valor associado a elas. 

Para finalizar gostaríamos de destacar que a maior parte dos estudos reunidos nesse blog são procedentes de uma pesquisa frouxa que não conta com rigorosa precisão na determinação de suas fontes, portanto erros e incoerências podem estar presentes e caso eles sejam identificados por favor nos avisem. Gostaríamos também de agradecer aos amigos colaboradores que nos ajudaram a idealizar esse blog contribuindo com suas informações além de possibilitar a realização de um layout feito a muitas mãos. 


cameradefilme@yahoo.com



20 comentários:

  1. Gostei muito da ideia. Às vezes é muito difícil achar informações boas sobre certos modelos de máquinas.
    Além disso, acho que vocês tem razão quando, de certa forma,repassam as câmeras não mais usadas. Mantê-las acumulando poeira numa prateleira é quase um crime. rs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maína, que bom que gostou! Também não encontramos com facilidade sites em português com informações sobra as máquinas e por isso resolvemos escrever sobre elas e ate arriscar algumas traduções de sites escritos em inglês. Se tiver alguma sugestão escreva para nós.

    ResponderExcluir
  3. Tem alguma lojinha virtual com o valor das câmeras para compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago,

      as câmeras que ainda estão a venda tem o preço colocado no subtítulo do post. As que não tem preço, ou já foram vendidas, ou não tem preço mesmo.
      se você ficou interessado em algum modelo, entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e diz o que você precisa e a gente vê!

      abração

      Excluir
  4. Tenho uma Konica Auto S. Gostaria de vendê-la ou trocar por alguma outra analógica. Posso tirar fotos dela e colocar aqui? Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gustavo,
      não pensamos sobre isso ainda não, de fato não é uma idéia ruim. Entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer.
      abraçao

      Excluir
  5. Excelente ideia deste blog ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Demais! Grandes câmeras clicadas lindamente! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooo Júlio, valeu demais o elogio, daqui a gente fica lisonjeado em saber que o pessoal que gosta (bastante) de fotografia esta gostando do blog!
      Valeu a visita e o comentário!

      Excluir
  7. Meus parabéns pelo blog! Sou também colecionador de câmeras antigas. Como adquiri recentemente duas câmeras para a minha coleção, tenho que "dar um tempinho" para novas aquisições, senão a patroa me mata... Mas gostei de algumas máquinas suas que estão à venda. Quem sabe ainda venhamos a negociar?

    Grande abraço

    Paulo Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Paulo, valeu pelo elogio! Mesmo que não façamos negócio, gostamos de saber das coleções e prateleiras dos outros, muito grato pela visita.

      Excluir
  8. Olá, vcs tem alguma câmera de fole em bom estado? grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      não temos nenhuma camera de fole, nessa ficamos te devendo!

      abração

      Pedro

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. que bacana! gosto muito de passar por aqui. ler, entender um pouco.
    e um dia ainda farei uma compra, rs, por hora estou apertada de R$. e quero 'brincar' mais com minha olympus trip <3

    galera,
    para iniciantes, eu, hehehe, qual câmera vocês sugerem depois da olympus? quero uma que não pegue bateria, aqui na minha cidade é tudo difícil de achar, filme nem se fala... imagine bateria. quando digo analógica o povo faz cara estranha, affff, acham que sou 'dinossaura'.

    além das câmeras, sai filmes também?
    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, voce precisa ir atras de uma camera que seja completamente mecanica, onde a bateria só participa no funcionamento do fotometro. Existem tambem algumas cameras que utilizam baterias modernas, fáceis de encontrar pela internet. Como proxima camera te recomendo uma pentax SP II, e se voce tiver um pouco mais de grana, uma FM ou FE. A FE precisa de pilhas pra funcionar, mas são as lr44, facilmente encontradas em supermercados e lojinhas.
      Quanto a filmes, a gente sempre tem alguma coisinha guardada, mas so nos vale a pena quando enviamos mais de 4, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer!!!

      valeu pelo elogio, seguimos falando

      abração

      Pedro

      Excluir
  11. valeu, pedro. eu que agradeço a atenção.
    qualquer coisa, volto. já salvei o link e vou sempre acompanhar a página.
    tô querendo comprar uma pentax, que é meu sonho, hehe! vou coçar o bolso porque essa vida de estudante bolsista não tá facil, rs.

    ResponderExcluir