Search

Content

CANONET 17 - CANON LENS 1:1.7 45mm

  

      
 CANONET QL-17 serial 453232.  
Batizada carinhosamente como "Leica dos Pobres", a Canonet é resultado das buscas feitas pela  Canon por uma máquina pequena, extremamente barata, fácil de usar e que fosse capaz de fazer ótimas fotos. O lançamento da Canonet foi bastante conturbado, sendo adiado por quase um ano, resultado das fortes críticas feitas por marcas concorrentes que desaprovaram seu baixo custo, na época muito inferior as outras máquinas disponíveis no mercado. Despretensiosamente a  Canonet varreu o mercado de câmeras amadoras com o slogan "qualquer um pode comprá-la e qualquer um pode usá-la".  Até então, a Canon havia feito apenas alguns modelos de câmera, todos rangefinders, produzidas a partir do modelo Leica M, feitas com qualidade e precisão japonesas. Porém os altos custos de produção impediam a marca de atingir um grande público. Com novos métodos de produção em massa, a Canon desenvolveu a Canonet para ter a mesma qualidade ótica e precisão dos modelos profissionais em um conjunto de lente fixa e construção simples, com a maioria dos comandos situados ao redor da lente. 
Cumprindo com o esperado, a Canonet revolucionou o uso de câmeras fotográficas, sendo o início de um segmento ainda pouco explorado pelos fabricantes, o amador. Para operar este modelo de câmera, o fotografo depende apenas de uma noção básica em relação à abertura, deixando todo o resto do calculo para o fotometro, estrategicamente locado acima da lente. Esta posição facilita o uso de filtros, já que quando instalado, o filtro atua sobre o fotometro. 
Nesse período onde a operação de uma máquina profissional exigia muita técnica e tempo de setagem, os fotógrafos e sobretudo os fotojornalistas habitualmente optavam por máquinas mais ágeis e portáteis. A fotografia de rua depende da agilidade. Vem dessa época o sucesso e o desejo por um exemplar Leica. 
Sua objetiva 1:1.7 é lendária, dispondo bastante definição em aberturas acima de 2.8, sendo a primeira a oferecer tamanha claridade dentro desde segmento. Muito copiada desde então, ela expressa a intenção da marca em apresentar um produto versátil, prático e acessível, sem perder em qualidade. As rangefinders tomaram as ruas e a Canonet foi peça chave nesse processo.
Apesar de totalmente manual, com aberturas de 1.7 à 16 e velocidades de B à 1/500, a Canonet dispõe de fotômetro visível no "finder", que indica a abertura a ser utilizada (antes de ler o fotômetro, você deve escolher uma velocidade). Apresenta também modo automático, com funcionamento similar ao "shutter priority" (S em Nikon e Tv em Canon), onde você seleciona a velocidade e a abertura é calculada de acordo com a intensidade luminosa.
Este exemplar de Canonet QL 17 foi fabricado no Japão, provavelmente nos anos 60, antes da mudança da produção para Taiwan. As versões feitas em Taiwan se diferenciam pelo acabamento menos minucioso e uso de peças em plástico preto, ao invés do popular metal cromado. Apesar destes detalhes, estas versões mais novas também tem algumas mudanças positivas, como o aperfeiçoamento no sistema do rangefinder e a diminuição significativa de tamanho do corpo.


Saiba mais sobre a Canonet em:

http://camerapedia.wikia.com/wiki/Canon_Canonet
 http://www.josephmind.com/canong3.htm

E aqui tem um vídeo legal sobre a Canonet QL 19, já em versão made in Taiwan.

http://www.queimandofilme.com/2011/12/11/conhece-a-camera-canonet-ql-19/

5 comentários:

  1. Pessoal, parabéns pelo blog! Reviews informativos e em uma linguagem acessível, até mesmo para que está começando e não conhece as câmeras citadas :)
    Vocês estão vendendo esta Canonet pelo valor acima citado?

    []s

    ResponderExcluir
  2. Olá Devlin, esta canonet já está vendida, foi enviada hoje. Temos mais uma, modelo 7s, que é um pouco mais cara do que essa, visto a pouca oferta do modelo. Caso você tenha interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e eu te envio mais fotos dela.

    grande abrço

    ResponderExcluir
  3. essa canon 7s está com qual lente??? interessou bastante, mesmo mais cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gustavo, esta outra não é uma 7s, acho que me enganei quando falei, é uma canonet 17s, é bem parecida com esta , a mesma ótica, mas chassi um pouquinho diferente, nao tem o QL. voce pode ver imagens dela em :

      http://www.flickr.com/photos/cameradefilme/8133990555/in/photostream

      Quando ela for ao ar te aviso !
      Grande abraco

      Excluir
  4. Vi o review dessa câmera e achei-a parecida com uma Konica Auto S que ganhei de um parente que não usava mais. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir