Search

Content

KIEV 4A - JUPITER 1:2 50mm

imagem

KIEV 4A - 50MM 1:2

             Esta rangefinder soviética tem uma história bem interessante, e longa. Ao todo foram 50 anos de produção, de 1936, quando o primeiro modelo Contax foi lançado, à 1986, quando a Kiev abandonou a produção de seus modelos, um incontável exército desses canhões comunistas, entre oficiais e black market versions, ainda fotografa por todos continentes do mundo. Vale lembrar aqui do fuzil soviético AK-47, que segue a mesma ideia de projeto simples e robusto e surge na mesma união soviética do pós guerra.  



Após o término da segunda guerra, a região onde ficavam algumas fábricas Contax em território alemão estava sobre domínio soviético, e apesar de parcialmente destruídas, foram colocadas em funcionamento sob supervisão comunista. Durante este período  poucas câmeras foram realmente vendidas para o grande público, apenas poucas pessoas tinham acesso à produção.

A intenção do governo soviético era garantir a produção de peças com controle de qualidade alemão, para então transferir toda a fabrica Contax, com mão de obra e matéria prima, para a cidade de Kiev, na Ucrânia  Nasce assim a Kiev, a Contax soviética.



O sólido projeto alemão conta com uma extensa base entre as janelas do rangefinder, o que confere bastante precisão ao sistema de medida para foco, velocidade máxima de 1/1250, bastante útil para fotografias em ambientes externos. A lente Jupiter 8  50mm 1:2 segue exatamente o mesmo esquema da clássica Sonnar 5cm f/2 , versátil a medida que funciona muito bem para ambientes escuros e bastante desfoque em f/2 e também em ambientes claros, adicionando bastante resolução em aberturas próximas de f/5.6 . O projeto da baioneta segue o mesmo utilizado pela Contax e pela série S Nikon, todas as lentes são intercambiáveis entre si, salvo algumas adaptações em lentes regulares japonesas . 


Como um bom projeto alemão, aperfeiçoado pelos soviéticos, sua operação é um pouco mais complexa, exigindo familiaridade com fotografia manual e equipamentos antigos. Os primeiros rolos processados podem ser traumáticos, esta ucraniana é temperamental. Mas para aqueles que, pacientes, seguem seus estudos, este modelo alemão pode render boas caminhadas pelas ruas da cidade.







Saiba mais sobre a Kiev em :

http://www3.telus.net/public/rpnchbck/zconrfKiev.htm

6 comentários:

  1. Eu tenho uma Kiev 4 (igual a essa, só que com fotômetro) e não tenho a menor dúvida que essa é a melhor câmera da minha coleção. A qualidade da imagem é absolutamente inacreditável.

    Adorei o site! Fica como sugestão incluir também, além das fotos das câmeras, fotos feitas pelas câmeras. =)

    ResponderExcluir
  2. Ainda está à venda? Qual o preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Vitor, esta Kiev já foi vendida, no mesmo estilo tenho uma Zorki 4k, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      Excluir
  3. Olá Pedro, alguma outra Kiev a venda? também acho muito interessanete a idéia de colocar fotos feitas com a câmera.. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, essa Kiev já foi e não tenho previsão de chegada de mais!!!

      Se tiver interesse em outros modelos entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  4. Bom dia.. oque tem de soviéticas RF e preços... Não precisam estar restauradas e zeras, tendo o minimo de condições de funcionar ja basta pq gosto de desmontar e dar um trato eu mesmo...

    ResponderExcluir