Search

Content

YASHICA ELECTRO GT - YASHINON DX 1:1.7 45mm




Yashica Electro Gt - Yashinon - DX 1:1.7 - Lentes auxiliares wide-tele

Lançada no Japão no ano de 1966, a Electro 35 marca a entrada da Yashica no segmento das rangefinders profissionais. Após o sucesso da Canonet, em 1961, muitos fotojornalistas e fotógrafos de rua elegeram a canonet seu modelo de back up e a Yashica Electro 35 aparece como uma rival a altura. É uma rangefinder robusta, construída em metal com um ótimo acabamento e conta com a excelente ótica Yashica em sua  objetiva Yashinon DX, fixa de f=45mm e abertura máxima de 1:1.7, seu "shutter" é em formato de folhas, sincroniza com o flash em todas as velocidades e é eletrônico, novidade na época.

Em seus primeiros modelos ostentava a gravação "PROFESSIONAL" em seu tampo frontal, inscrição retirada na segunda edição do modelo. Este é a versão GT, sendo o G a inicial de graded (melhorado) e T a indicação de que trata-se da pintura negra. O subtitulo desde modelo é "GOLD MECHANICA", por ter soldas e terminações elétricas feitas em ouro, melhor condutor elétrico.

A câmera funciona em prioridade de abertura, onde o fotógrafo seleciona a abertura e a fotocélula, situado ao lado do sistema rangefinder, controla a velocidade da exposição. Os indicadores da exposição, divididos em Slow (para situações com pouca luz)  e Over (onde o fotógrafo deve considerar o uso de filtro), são visíveis tanto na tampa superior quanto no viewfinder. Apesar de muito fácil de manusear, este modelo não indica a velocidade do disparo. As velocidades variam de aproximadamente 2s a 1/500 mais B (bulb) e a abertura vai de 1:1.7 a 1:16. O "dial" de iso fica no tampo superior e tem valores de 25 a 1000 e é útil para subexpor ou superexpor, de acordo com o efeito desejado.

A Yashica  Electro possui uma função especial para fotógrafos noturnos de cidade e paisagem. Seu "shutter" eletrônico é programado para ficar aberto, dependendo do equilíbrio entre abertura e iso programados na câmera  durante até 30 segundos, perfeita para longas exposições E o melhor, tudo automático. 

Sua janela do rangefinder é clara o bastante para fotografias externas e razoável para situações com pouca luz. Por se tratar de uma rangefinder, mesmo em situações com muito pouca luz, superfícies com bastante contraste são bem visíveis e auxiliam o processo do foco. A Yashica Electro é uma câmera ágil e de excelente qualidade ótica e de construção robusta, é indicada para fotógrafos de rua que buscam uma opção discreta e confiável.
     
Este modelo conta com as lentes auxiliares para WIDE e TELE PHOTOS, sendo aproximadamente 35mm e 75mm, respectivamente, além de hood original, tampa da objetiva, alça e case em couro rígido. Também acompanha "finder" que ajuda na composição do quadro, quando usando as lentes auxiliares.


Saiba mais sobre a Yashica Electro 35 em :

http://www.kenrockwell.com/yashica/electro-35.htm









7 comentários:

  1. Excelente matéria. Ela tb está a venda?

    Qual o valor?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leonardo,
      A Electro Gt está a venda por 380 reais e acompanha parasol, alça original, bolsa em couro, objetivas auxiliares originais, finder, bolsa para objetivas.
      se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abracao

      Excluir
  2. Eu tenho uma dessa vc sabe qual é o valor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nilson, o valor depende muito da condição estética e mecânica em que a camera se encontra e pode variar de 100, 150 reais se estiver muito ruim, até uns 400 se estiver perfeita, sem marcas no corpo, objetiva intacta e acompanhar bolsa original e tampa da objetiva.
      Se tiver mais duvida, entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
      Abracao

      Excluir
  3. Tenho interesse, como funciona a forme de pagamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, essa GT já foi vendida, mas temos uma GTN em condições bem parecidas, entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer!
      abração

      Pedro

      Excluir