Search

Content

YASHICA MAT - LUXAMAR 1:3.5 80mm


Yashica Mat 120 - Luxamar 1:3.5 80 mm 


Esta Twin Lens Reflex foi produzida no Japão desde do ano de 1957 e é o primeiro modelo da série Mat, "baseado" nos modelos Rolleiflex. Utiliza filme em formato 120mm, que registra 12 exposições no formato 6x6 cm (o filme convencional tem 2,4×3,6 cm). Seu filme é mais difícil de ser encontrado, é mais caro e faz menos fotos, mas a satisfação ao ver o resultado vale cada real gasto.

Por conta do seu preço muito inferior se comparado ao preço de uma Rolleiflex, a Yashica Mat ficou muito conhecida no Brasil, utilizada pela maioria dos fotógrafos profissionais especializados em casamentos, sua lente Luxamar 1:3.5 é perfeita para retratos, apresentando bastante vinheta em 1:3.5 e uma textura bem interessante em todas as aberturas. A objetiva principal deste modelo possuí marcas de limpeza e pequenos riscos, o que resulta em uma pequena perda de contraste e conseguir nitidez requer bastante habilidade do operador. 

O avanço do filme é feito por uma alavanca localizada na lateral da maquina, em posição oposta ao foco. Os controles de abertura e velocidade estão próximos às lentes e vai de 1:3.5 a 1:22 de abertura e velocidades de 1/1 a 1/500 e como não possui fotometro, antes do processo do enquadramento o fotógrafo   seleciona previamente os valores para abertura e velocidade, o foco será definido através da lente auxiliar.

O processo de enquadramento e a posição em que se fotografa tornam a operação  deste modelo bem característica  A visualização acontece através de um "waist lever finder", que mostra a imagem captada pela lente auxiliar (superior), refletida em 90 graus para cima e projetada em um fresnel. O fotógrafo visualiza a máquina por cima e vê com ambos os olhos (em todos os outros tipos de câmera  o fotógrafo precisa fechar um dos olhos para acessar o "finder") o quadro em tamanho real projetado. Para quem nunca fotografou com um modelo desses, o processo de enquadramento e foco pode ser uma experiência inesquecível.

Este tipo de câmera é indicado para quem já possui muita intimidade com fotografia analógica, é de operação bem difícil e singular e não conta com sistema muito confiável de avanço de filme, sendo bastante susceptível a sobreposição durante a exposição do negativo. Também é indicada para aqueles que não tem muita experiência em fotografia analógica e gosta de novas experiências. Requer fotometro externo, ausente neste modelo ou depender do seu conhecimento sobre abertura e exposição, o que for mais confiável.

    Saiba mais sobre a Yashica Mat no google.
   





6 comentários:

  1. Olá!

    Esta câmera já foi vendida, se você está atras de uma médio formato mas não faz questão que seja Mat, temos uma Lubitel que acabou de chegar.
    Entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e vemos o que dá pra fazer

    abração

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pedro, já comprei outra também!
    Sorte!

    ResponderExcluir
  3. Demais, acabei de comprar uma Mat-G, deve chegar essa semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá, me interessei muito! Tem outros modelos grande formato?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Temos uma Lubitel, se tiver interesse, entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com.
      abração

      Excluir