Search

Content

MINOLTA HI-MATIC 9 - ROKKOR 1:1.7 45mm


MINOLTA HI-MATIC 9 - ROKKOR 1:1.7 45mm 

Sempre tive preconceito com Minolta. Quando eu era criança só os japoneses mais malucos tinham Minolta e isso não poderia ser um bom sinal. Tudo isso mudou no dia em que descobri que a Leica trabalhou em parceria com a Minolta durante quase toda a década de 70. Isso não seria grande coisa se a Leica não fosse responsável pelo início da maioria das companhias de câmaras fotográficas que existem hoje. (A primeira Canon por exemplo era uma cópia japonesa da alemã Leica). Se o fabricante da câmera mais desejada do mundo elegeu a Minolta como parceiro para desenvolvimento de novos projetos durante quase uma década, eu bem que poderia dar uma chance a ela também. Foi durante esta pesquisa que conheci a Hi-matic 9.
A Hi-matic 9 é uma rangefinder full size que alguns chamam de "leica para os que não querem pagar por uma leica", possui objetiva fixa em 45mm, uma rápida rokkor 1:1.7, famosa por produzir imagens muito nítidas e saturadas.
Esta rangefinder funciona em prioridade de abertura, prioridade de velocidade ou completamente manual, com fotômetro visível no finder. Essas características tornam a Hi-matic 9 a camera mais versátil entre as rangefinders full size. Ela também pode funcionar sem pilhas, já que seu shutter é completamente mecânico. 
Construída em metal e plástico, esta minolta é robusta e muito bem acabada, desenhada em traços limpos com cantos quase vivos e alavanca de avanço muito minimalista.
Seu sistema de rangefinder é bem claro e fácil de usar, e possui correção do efeito paralax, gerado pela diferença de posição entre a janela do sistema e a objetiva que irá captar a luz.
É indicada para quem busca uma rangefinder versátil para fotografia de rua e não faz questão de que seja canon.

saiba mais sobre a Minolta Hi-matic 9 em:

http://oldcamreview.blogspot.com.br/2011/08/flagship-rangefinder-for-less-minolta.html








17 comentários:

  1. Tenho interesse nela... como faz pra comprar? :-) Aliás, enviei email para você(s) ontem sobre uma possivel parceria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá andré, entramos em contato contigo!
      grande abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Rafael, a minolta está sendo negociada, caso o comprador desista, entro em contato contigo !
      grande abraco

      Excluir
  3. Eu andei pesquisando na internet, e achei informações conflitantes, alguns sites afirmam que ela funciona em 3 modos: prioridade à velocidade, manual e automática, e outros afirmam que ela tbm pode funcionar em prioridade à abertura. Eu comprei uma dessas a poucos dias e constatei que ela não funciona em prioridade à abertura, pelo menos a MINHA não funciona (ela mantém a mesma velocidade, com pouca ou muita luz)... Nos outros 3 modos (obturador, manual e automática), ela funciona normal. E agora, a minha está com defeito ou ela realmente não funciona em prioridade à abertura??? Fico agradecido se puderem me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante! Fiz este mesmo teste e tive o mesmo resultado, mesma velocidade para diferentes situações, e variação de abertura para diferentes iluminações. Vou atras do manual de instruções dela, derrepente ele nos explica algo.

      Excluir
    2. http://www.cameramanuals.org/minolta_pdf/minolta_hi-matic_9.pdf

      taí o manual, vamos ver se tem algo.

      Excluir
  4. Dei uma rápida olhada no manual e não encontrei nada sobre aperture priority, somente totalmente automática, prioridade de velocidade e totalmente manual. Acho que prioridade de abertura foi uma conclusão precipitada em relação aos controles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que constatei a mesma coisa... Uma pena, eu gosto bem mais de fotografar em prioridade à abertura (coisa que eu posso fazer com minha Yashica Electro 35). E esses anéizinhos da Hi-matic 9... aff, pelamordedeus, precisa ter mão de menina ou de criança pra não carregar os dois juntos... Mas apesar desses "poréns", estou amando usar a câmera, isso sem dizer que é muito estilosa e bonita, nem parece que seu desenho tem quase 50 anos!

      Excluir
    2. Valeu, obrigadão pela ajuda!

      Excluir
  5. Acho que as anerturas que ela marca são para uso exclusivo com flash e todas elas usam uma mesma velocidade fixa.
    Qual o valor da câmera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta câmera já foi vendida, se tiver interesse por mais algum modelo entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Excluir
  6. Respostas
    1. Fala João, essa já foi vendida, tenho yashica electro GSN, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  7. Alguma parecida com essa à venda?

    ResponderExcluir
  8. vocês tem algum modelo disponível?

    ResponderExcluir