Search

Content

YASHICA ELECTRO GX - YASHINON 1:1.7 40 mm




YASHICA ELECTRO GX - YASHINON 1:1.7 40 mm 

A Yashica é uma companhia fundada no japão do pós-guerra que iniciou sua produção focada em maquinário relojoeiro. Com cerca de 8 funcionários a pequena empresa logo passou a produzir câmeras fotográficas e em pouco menos de 5 anos as linhas em médio formato já conquistavam o mercado americano como opção mais barata às Rolleiflex. Acho que é a primeira vez que falamos de uma marca japonesa que não surge copiando Leica/Contax. Ela copiava Rollei e seus modelos virariam referência em médio formato, principalmente para casamentos e cerimônias.
A Yashica nasceu pequena e cresceu rápido, expandindo seu mercado pelo mundo através de sua base em Nova Iorque. Em 1958 compra a Nicca, que é conhecida por produzir as melhores cópias de Leica LTM de todos os tempos, na intenção de construir sua própria rangefinder e usar a ótica Yashinon em modelos 35mm. Os primeiros protótipos foram baseados nos projetos e desenhos Nicca para LTM, mas curiosamente seu design segue as novas linhas dos modelos M, com objetivas intercambiáveis e muito nível na construção.
Neste ponto a história é um pouco nebulosa pois a Canon lança a Canonet apenas em 1961 mas com um ano de atraso devido a problemas com os concorrentes e a Yashica lança a Lynx em 1960, um ano antes. A Lynx tem a mesma concepção de projeto da Canonet, um corpo barato e objetiva fixa com ótica de extrema qualidade. Ambas nascem no mesmo cenário pós lançamento da Leica M3 em 1953, onde fico óbvia a diferença na precisão ótica e inovação no projeto da M mount e faz com que as outras empresas se voltassem para o mercado das rangefinders fixas e SLR´s.
Em 1960 a Yashica lança a primeira Electro 35, que foi a primeira rangefinder a ser equipada com shutter eletromagnético, que assegura precisão e confiabilidade ao sistema. Graças as pesquisas nesta área, em 1973 a Yashica foi contratada pela Contax para desenvolver uma linha de shutters eletrônicos para os modelos SLR RTS. Por conta desta parceria, os modelos SLR Yashica dispõem de muitas lentes construídas com óticas Zeiss.
A Yashica Electro GX foi lançada em 1975 e é uma versão atualizada da Electro 35. Com seu corpo reduzido em todas as medidas, a GX se compara à Canonet GIII tanto em tamanho quando em design, mas além da objetiva clara e de qualidade, as semelhanças param por aí. Funcionando em prioridade à abertura, a Electro GX é capaz de calcular a luz desde ambientes iluminados a luz de velas quanto em dias ensolarados. Seu shutter em formato de folhas é controlado eletronicamente e pode ficar aberto por até 2 minutos, de acordo com a iluminação. Sua velocidade máxima é de 1/500s.
Assim como em toda linha Electro, a GX é equipada com luzes de aviso para baixas velocidades (abaixo de 30) e aviso de muita luz, onde apenas o fechamento do diafragma garante exposição correta. A objetiva Yashinon segue a consagrada fórmula usada anteriormente, com sua abertura de 1:1.7 e distância focal de 40mm. Uma atualização importante desde modelo é a sincronização automática com determinados flashes Yashica. Não sou muito bom com flashes, não tenho muito a dizer sobre.
Sua operação é tranquila e intuitiva e é equipada com excelente viewfinder/rangefinder. Por funcionar em modo de prioridade à abertura, onde o fotógrafo seleciona a abertura de acordo com o ambiente e a câmera calcula automaticamente a velocidade a ser utilizada, a Electro 35 GX convida o operador a se preocupar com outros fatores, como composição e enquadramento. A Electro GX usa antigas baterias de mercúrio que não são mais fabricadas, mas existem uma infinidade de adaptadores para este tipo de bateria e no nosso caso usamos alguma fita crepe e os próprios contatos removíveis da câmera para produzir nosso adaptador.
A Yashica Electro Gx é uma ótima opção para fotografia de rua, superando os modelos GSN e GTN na questão do tamanho. Foi vendida por muito pouco tempo no Japão e Estados Unidos, o que faz com que encontrá-la disponível seja próxima do raro.

saiba mais sobre a Electro GX em:



e


e veja do que ela é capaz em :







2 comentários:

  1. Respostas
    1. Fala Nicole, esta yashica ja foi vendida, mas temos mais coisa na prateleira, se estiver a procura de alguma coisa em especial entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com.
      Abração
      Pedro

      Excluir