Search

Content

ZORKI 4 - INDUSTAR 1:3.5 50mm

ZORKI 4 - INDUSTAR 1:3.5 50mm 

A Segunda Guerra Mundial foi um dos mais importantes eventos do século passado. Ela chocou o mundo com o terror judeu nos campos de concentração, silenciou o mundo com a violencia bélica americana e redesenhou as zonas de influência das novas nações dominantes. Para o mundo da fotografia, além é claro de registros épicos como esse e esse, o desfecho da SGM significou o domínio americano da produção e pesquisa das marcas japonesas e a tomada de algumas fábricas alemãs, feita pelo governo soviético como recompensas de guerra.
A história por trás da Leica ainda nos é um mistério e talvez seja abordada mais pra frente. Por agora sabemos que o governo soviético tinha uma enorme demanda por instrumentos ópticos de precisão e as fabricas da LOMO em Leningrado estavam inacessíveis e as fabricas da Fed estavam totalmente sobrecarregadas.  Tambem sabemos que a Contax funcionou por algum tempo na alemanha  e posteriormente foi transferida, com seu maquinário e operadores, para Kiev na Ucrânia e que parte da Zeiss Optics em Jena foi transferida para a fabrica de Krasnogorsk, perto de Moscow. Nasce a Krasnogorsky Mekhanichesky Zavod
Vitoriosos europeus do conflito, o governo soviético agora precisava, além de se fortalecer e vigiar militarmente sua nova região de domínio, garantir a sua população o acesso a bens de consumo e nesta época, as câmeras fotográficas 35mm eram objetos que representavam o auge da tecnologia e modernidade. 
Sob direção soviética,  as fabricas da Carl Zeiss passaram a produzir réplicas perfeitas de sua renomada ótica, agora vendidas com o logotipo da KMZ. Na verdade os primeiros lotes de objetivas KMZ eram vidros e mecânica Zeiss com novas inscrições em cirílico e segundo as intenções do governo passaram a ser produzidas em grandes escalas e por isso sem muito controle de qualidade. Talvez esse seja o maior motivo para a disparidade entre preços das objetivas originais Zeiss e das russas KMZ, já que frutos do mesmo projeto, apenas as cópias imperfeitas geram resultados diferentes entre os modelos. 
Um fato importante a ser lembrado é o de que a Contax era a principal opção entre os modelos 35mm, ao lado da já renomada Leica e após a sacudida geral feita pela guerra, tanto os projetos das copias de Leica feitas pela FED quanto os projetos originais Contax, ganhos como recompensa foram parar em uma só fabrica. Desta forma o governo soviético passou a reproduzir a ótica Zeiss não apenas para Contax e Nikon (que nesta época copiava e aperfeiçoava a plataforma contax), mas também para Leica e Canon ( que até então fazia o mesmo que a Nikon, mas em relação à Leica).
A Zorki nasceu do aperfeiçoamento do projeto FED de cópia de Leica e devido ao compartilhamento de tecnologia promovido pelo governo soviético, em sua quarta geração e 13° versão, a Zorki deixa de ser apenas uma cópia para ter personalidade própria. Já construída em alumínio a Zorki 4 é uma rangefinder versátil, de operação moderada à fácil e design clássico. Está montada com uma Industar 1:3.5 também em alumínio preto, que se parece com uma Elmarit mas na verdade é cópia da Zeiss Tessar e em muitos casos com performances até melhores do que suas versões originais mais antigas.
Revestida em material vulcanizado, a Zorki 4 tem um ar moderno e ao mesmo tempo clássico e encaixa muito bem na mão. É equipada com "shutter" horizontal em tecido (como as Leica) e velocidades que vão de 1s a 1/1000s, além do bulb. Como ponto negativo, as Leicas soviéticas tem em comum o mecanismo de velocidades frágil, que se quebra caso você ajuste a velocidade antes de armar o "shutter". Então fica como questão de regra, no manuseio de qualquer desses equipamentos, pressionar-se primeiro o disparador, para conferir se o sistema já não está armado, em seguida armar o sistema e só então preocupar-se com a velocidade. Não é nada demais no geral, mas é um detalhe muito importante.
A Zorki é muito bem construída e devido a sua grande oferta, torna-se a porta de entrada para um dos sistemas de objetivas mais famosos e desejados de toda a história da fotografia. Afinal de contas, quem nunca imaginou que talvez o sucesso e a poesia nas imagens de Henri Cartier Bresson seja apenas fruto do equipamento que ele carregava...

Conheça mais sobre a Zorki 4 em:

http://www.sovietcams.com/index.php?511412179

e veja o que ela pode fazer em:

http://www.lomography.com.br/photos/tags/172240-zorki-4/popular


  







   

3 comentários:

  1. da pra fazer 350??? e alias, como é a forma de pagamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gustavo,
      Entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e a gente acerta os detalhes.
      abraco

      Excluir
    2. acabei de enviar um email inclusive com algumas duvidas. to no aguardo! =)

      Excluir