Search

Content

CANON FTb - CANON FD LENS 1:1.8 50mm


CANON FTb
CANON FD LENS 1:1.8 50mm

A Canon sempre foi uma marca moderna. Descendentes diretas das primeiras rangerinders Canon as minimalistas rangefinders 7, VT e P são a primeira amostra da linha de projetos limpos e contemporâneos que a marca viria a adotar. A primeira SLR Canon era basicamente a clássica rangefinder Canon equipada com finder, caixa reflex e espelho e esse sistema era pintado em preto, design muito usado pela Nikon anos depois nos finders e Photomics das F2.
Apresentada em 1966 (um ano após o lançamento da Peelix), a Canon FT é a quarta câmera a usar o encaixe FD, após a mudança do sistema R usados pelas Canoflex e Canoflex R2000, mas a primeira a apresentar TLL mettering sem o inconveniente da película semi reflexiva da Peelix . A Canon FT era direcionada ao mercado fotográfico profissional mas funcionalmente pode ser comparada com as Nikkormats, já que a profissional Nikon F de 1959 ficou sem um pário a altura até 1971, com o lançamento da Canon F-1. A FTb também foi lançada em 1971, já como concorrente direta da Nikkormat e é basicamente a Canon FT equipada com montagem de lentes FD. O modelo aqui apresentado é a variação conhecida como FTbn lançada em 1973, que além de disco translucido que informa a abertura no finder conta com alguns ajustes cosméticos nos comandos do tampo superior, emprestados da profissional F-1.
Como é de se esperar de uma Canon deste período, a construção da FTb é construída para durar e seu design eleva o clássico em seu nível de maior estilo, com seu desenho afiado, muito bem balanceado e de finder reto, em contrapartida ao desenho também clássico das F e seus finders pontudos sugados inspirados nas Pentaxxx. O acabamento da FTb é precioso e tanto materiais de construção quanto a pintura são de extrema qualidade, as FTb´s que não tiveram uso profissional são encontradas como novas ainda hoje.
Equipada com shutter em tecido que vai de 2,5s (em B) a 1/1000s, a FTb é uma SLR completamente mecânica e por isso totalmente manual, com fotometro que mede 12% do centro do frame (spot-mettering), self-timer, sistema de rebatimento do espelho e prévia de profundidade de campo de desfoque. Além de todos estes atributos top de linha FTbn tem a maior ampliação da tela do fresnel no finder do que qualquer Canon, 0.85x. Finalizada em preto, este modelo FTbn foi bem usado mas passou por revisão recente CLA e apresenta algum desgaste na pintura, uma pátina que revela o fundo amarelado da chapa metálica. 
A objetiva Canon FD 1:1.8 50mm é standart para os modelos FTb e é conhecida pela boa nitidez à partir de f=1:2.8, coloração e coating clássicos das FD. Esta passou por limpeza da ótica e lubrificação do foco recentemente.

Para saber mais sobre a Canon FTbn acesse:


e veja do que ela é capaz em :














11 comentários:

  1. oi, Pedro. a máquina ainda está a venda?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Rose, essa FTb ainda está a venda, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com,

      abração

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fala Rodrigo, essa canon Já foi vendida, temos previsão de chegada de AE-1 em 25 dias, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  4. Ola gostaria de saber se a câmera está a venda, e quanto custa a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Jorge, essa ftb ja foi, mas temos mais uma , impecável com 50 1.4 a 600 reais, se tiver interesse me avisa, Abracao

      Excluir
  5. Olá, alguma Canon Ftb Ql ou Ae1 para venda? Obrigada desde já. Fabíola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma Canon FTb, com preço de 500,00.
      Se houver interesse está com uma amiga que faz negócios, posso passar o endereço.
      Rogério

      Excluir
    2. gostaria de informaçoes sobre essa FTb.

      Excluir
  6. voces conseguiriam uma eos3 ?

    ResponderExcluir