Search

Content

PENTAX SPOTMATIC - SUPER TAKUMAR 1:1.8 55mm







PENTAX SPOTMATIC - SUPER TAKUMAR 1:1.8 55mm

Tenho uma queda por Pentax. Ela foi a primeira SLR japonesa e ela é tão perfeita que seu design foi amplamente utilizado por todas as marcas até os anos 90. A Nikon lançou o primeiro sistema SLR em 1959, mas isso foi 2 anos depois do lançamento da Pentax.
Lançada no Japão em 1957 a Pentax foi tão bem recebida que fez com que a Asahi Optics mudasse seu nome para Pentax. Depois dos modelos Asahiflex, SLR´s equipadas com "waist level finder" e objetivas no pouco comum M37, a Asahi remodela o mercado fotográfico lançando uma câmera de prisma fixo, equipada com retorno instantâneo do espelho, alavanca de avanço rápido de filme, seletor de velocidades no tampo superior e alavanca para rebobinar o filme, tampa traseira presa ao corpo, rápido carregamento de filmes, tornando clássicos seu design e funcionalidade.
A Pentax Spotmatic foi lançada em 1964 e acrescenta medição de incidência de luz através da objetiva (TLL metering) e arrebata o mercado amador, sendo a primeira SLR comercial realmente confiável a apresentar tal equipamento. Equipada com "shutter" em tecido de curso horizontal, com velocidades de 1s a 1000s além do B, a Spotmatic é uma câmera estável, construída com padrão de qualidade oriental e capaz de fotografar com muitas objetivas M42 européias e japonesas. O chassi da Spotmatic foi usado como base para toda a linha K (KX,K1000,K2), que foi produzida até 1997.
A ótica Asahi Super Takumar é famosa pelo seu sistema anti-reflexo e extrema qualidade na composição do vidro e a versão 1:1.8 55mm, a lendária Atomic Lens é um dos exemplares mais clássicos de toda a linha. Seu "coating" é otimizado para uso com filmes P&B, gerando imagens muito focadas e extremamente detalhadas. 

Para saber mais sobre a Spotmatic acesse:

http://collectiblend.com/Cameras/Asahi/

http://collectiblend.com/Cameras/Asahi/

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_single-lens_reflex_camera

http://en.wikipedia.org/wiki/Takumar

10 comentários:

  1. Olá!

    Ela ainda está a venda? qual o valor?

    Pessoal, sou bem iniciante nas paradas de fotografia, vocês acham que vale a pena ou seria melhor começar com uma mais simples? Tudo que li sobre essa câmera até o momento foi apaixonante <3

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esta pentax já foi vendida, mas temos outros modelos a venda, escreve no cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer!

      abração

      Pedro

      Excluir
  2. Ola amigo, esqueceu de comentar os problemas críticos de oxidação de prisma na Linha Spotimatic, de cada 10 unidades anunciadas no ML, 08 unidades tem inicio de oxidação ou ja em estado avançado, onde aparece aquela famosa linha preta horizontal no meio do visor, ou manchas pretas, uma pena, porque também adoro essa câmera, tenho 03 exemplares dela, mas dois deles com inicio de oxidaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ivan, a gente aqui do fotografe não pega spot com prisma oxidando. Na verdade as spots que a gente negocia por aqui sáo muito diferentes das spots que aparecem pelo brasil, quem está acostumado com o padrao spot aqui pega as nossas e nem acredita que é a mesma camera.

      Excluir
  3. cara, todas as pentax pegam bateria LR44, né? qualquer marca tá de boa? vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade a unica spotmatic que usa LR44 é a spotmatic F, as Spotmatic usam a lr11 se não me engano.

      Excluir
    2. vou lhe corrigir Pedro não se ofenda, a spotmatic f é a pior de todas nesse aspecto ela usa uma px625 1,35v de mercúrio, tem uma bateria substituta pra ela da weincell, mas esses fotômetros já foram todos queimados ele não suporta voltagens erradas muito bem e todas já devem ter sofrido com baterias erradas, px 625 é phoda, parabéns pelo sit roubaram minha idéia haha, muito legal o trabalho que vcs fizeram.

      Excluir
    3. A minha Spotmatic é a SPII, no caso, vi que a bateria é a LR44, só não diz quantos volts
      É fácil encontrar?

      Excluir
  4. e a KX? o cara me disse que pegava LR44, puts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KX não é spotmatic cara, é serie K. Toda a serie K usa lr44.

      Excluir