Search

Content

NIKON FE2 - NIKKOR 1:1.8 50mm






NIKON FE2 - NIKKOR 1:1.8 50mm

OOOOOHHHHHHH! Uma FE2! Esse projeto é uma joia. Competia diretamente com a Canon A-1 e Minolta X-700 em seu tempo mas após comprovada sua durabilidade e precisão, passou a ser largamente utilizada por profissionais e chegou a ser mais cara usada do que quando era vendida nova. A FE2 é uma câmera bastante suave de se usar, muito bem construída mas com acabamentos espartanos, com um setting  de equipamentos conservador voltado para um usuário experiente, que abre mão de inovações (muito úteis) como Matrix Mettering e modo Program.
Não podemos dizer que a FE2 é popular. Quando foi lançada no Japão em 1983 todo mundo desconfiava dela e da FE, sua antecessora eletrônica Nikon do final dos 70. Apesar de funcionar em velocidade fixa em caso de pane elétrica, grande maioria dos profissionais optavam por FMs e FM2s, completamente mecânicas. 
E apesar das semelhanças estéticas, FMs e FEs são projetos completamente diferentes desde a natureza do disparo e transporte da cortina (mecânico e eletrônico, respectivamente) até a operação exclusivamente manual à opção de prioridade à abertura. Em 83 a FE2 surge com o mesmo preset básico nikon: F mount, tela de foco intercambiável, controle de velocidade no topo da câmera,  função nativa para dupla exposição, hot-shoe e ainda acrescenta sistema de armação do shutter e transporte do filme montado em rolamentos, indicação do fotômetro via agulha balanceada,  flash TLL (ohhhhhh), sincronia com flash aumentada para 1/250s (record mundial da época) e velocidade final de 1/4000s. Em modo Auto a FE2 é capaz de fotometrar em prioridade a abertura e o sistema de sensores foi reconstruído para maior fidelidade na leitura.
Seu shutter eletrônico é capaz de ficar até 8 segundos aberto em exposição manual e mais de uma hora (!!!) em exposições fotometradas, fato que aliado a extrema precisão e qualidade de construção, fez com que a FE2 se tornasse a preferida dos fotógrafos de céu e paisagens. Também para isso o espelho é automaticamente rebatido quando utilizado o timer. Evita se assim que as vibrações deste movimento afetem a exposição. 

Este exemplar FE2 está cosmeticamente, com poucas marcas de uso na tampa traseira e na região do strap, mas não há nenhum risco profundo ou amassado. O cromo está uniforme em toda a carenagem. Esta FE2 foi completamente revisada, prisma, tela de foco, espelho e cortina perfeitos , vedações e amortecedor do espelho novos e é ideal pra quem procura uma câmera com controles manuais mais não abre mão de um poderoso modo de exposição automática. O flash TLL transforma o uso de flash em um passeio o que também faz com que a FE2 seja bastante indicada para o uso em eventos. 

Se quiser saber mais sobre a FE2 acesse:

http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/nikonfeseries/fe2/basic1.htm


http://collectiblend.com/Cameras/Nikon/Nikon-FE2.html

http://filmphotographyproject.com/content/reviews/2011/08/fpp-review-nikon-fe2-step


8 comentários:

  1. Onde encontro esta camera para comprar?

    ResponderExcluir
  2. Aqui mesmo! se voce se interessou por essa FE2 escreve no cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer.
    abração
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Ainda está a venda? Aceitam cartão? Cara, pirei no site de vocês, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! não aceitamos cartão, e essa FE2 já foi mas temos mais coisa, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
    2. Olá Bo Tarde!Quais são as máquinas disponíveis que vocês possuem?

      Abs,Nayara Gomes

      Excluir
  4. Olá!
    Essa camera ainda está a venda?

    ResponderExcluir
  5. Essa câmera ainda está disponível?

    ResponderExcluir