Search

Content

PENTAX SPOTMATIC SP II - SUPER TAKUMAR 1:1.8 55mm








PENTAX SPOTMATIC SPII - SUPER TAKUMAR 1:1.8 55mm 

Outra Pentax SPII. Essa é Honeywell, que é EXATAMENTE igual a versão vendida no Japão, apenas com o logo da distribuidora americana. Este exemplar está extremamente limpo, finder, cortina e espelho perfeitos, fotômetro e cortina revisados e vedações novas. Comparada com as que aparecem em lojinhas e feirinhas, está nova. Vai montada com uma Super Takumar 1:1.8 55mm de coating dourado/âmbar, famosa por sua nitidez. Para maiores informações sobre o projeto, segue post anterior. 

Tenho uma queda por Pentax. Ela foi a primeira SLR japonesa e ela é tão perfeita que seu design foi amplamente utilizado por todas as marcas até os anos 90. A Nikon lançou o primeiro sistema SLR em 1959, mas isso foi 2 anos depois do lançamento da Pentax.
Lançada no Japão em 1957 a Pentax foi tão bem recebida que fez com que a Asahi Optics mudasse seu nome para Pentax. Depois dos modelos Asahiflex, SLR´s equipadas com "waist level finder" e objetivas no pouco comum M37, a Asahi remodela o mercado fotográfico lançando uma câmera de prisma fixo, equipada com retorno instantâneo do espelho, alavanca de avanço rápido de filme, seletor de velocidades no tampo superior e alavanca para rebobinar o filme, tampa traseira presa ao corpo, rápido carregamento de filmes, tornando clássicos seu design e funcionalidade.
A Pentax Spotmatic foi lançada em 1964 e acrescenta medição de incidência de luz através da objetiva (TLL metering) e arrebata o mercado amador, sendo a primeira SLR comercial realmente confiável a apresentar tal equipamento. Equipada com "shutter" em tecido de curso horizontal, com velocidades de 1s a 1000s além do B, a Spotmatic é uma câmera estável, construída com padrão de qualidade oriental e capaz de fotografar com muitas objetivas M42 européias e japonesas. O chassi da Spotmatic foi usado como base para toda a linha K (KX,K1000,K2), que foi produzida até 1997.
A ótica Asahi Super Takumar é famosa pelo seu sistema anti-reflexo e extrema qualidade na composição do vidro e a versão 1:1.8 55mm, a lendária Atomic Lens é um dos exemplares mais clássicos de toda a linha. Seu "coating" é otimizado para uso com filmes P&B, gerando imagens muito focadas e extremamente detalhadas. 

Para saber mais sobre a Spotmatic acesse:

http://collectiblend.com/Cameras/Asahi/

http://collectiblend.com/Cameras/Asahi/

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_single-lens_reflex_camera

http://en.wikipedia.org/wiki/Takumar

19 comentários:

  1. gente, que perdição essa página!!!! tô de olhos brilhando *_* tô há meses querendo comprar uma câmera séria. mas tô super perdida em qual modelo da pentax. essa câmera foi a primeira que descobri, pesquisei um pouco e gostei de cara. não me interesso em comprar muitas câmeras, nem tenho essa grana toda, rs, por isso quero uma que atenda aos meus desejos. e vejo que a pentax fará. já tive experiências com a lomo, não deu certo e perdi muitos filmes.
    vejo que vocês tem muitos modelos da pentax, preços variados. é difícil arrumar essas câmeras? tipo, vocês vendem logo assim que sai? no momento, qual tá disponível para a venda? a média de preços, pelo que andei vendo por aí, tá entre 600/800, não sei como tá aqui. bom, é isso. abç, obg! joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! valeu o elogio no Blog ! Agora quanto as pentax, nesse começo de ano a gente trouxe muita coisa legal de pentax e circulamos a maioria com preços entre 450 e 650 reais, dependendo da otica e qualidade. Todas essas que estão anunciadas já foram negociadas, o que temos agora a pronta entrega é uma Pentax KX preta com 50mm 1:2. Ela vai perfeita e revisada, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração
      Pedro

      Excluir
  2. tô percebendo que a pentax é a querida da galera. pelo menos nos blogs que andei olhando. a questão que me perco é: olho os tantos modelos, leio, vejo detalhes... e... continuo indecisa, hahaha. meu amigo que tem uma zenit 122, disse que qualquer pentax para mim, que sou iniciante, tá de bom tamanho ;P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! As pentax no geral são muito parecidas, tendo o mesmo chassi base sempre, a mesma cortina, prisma e fotometro relativamente iguais. O que diferem são em alguns acessórios como self timer e mirror lock up, mas no geral entregam a mesma coisa. Outro ponto importante é o encaixe da objetiva. Nos modelos Spotmatic o encaixe é de rosca, sendo possivel usar, além das objetivas super takumar originais, oticas alemãs, russas e japonesas de outras marcas. Já as Pentax que tem K no nome, como a K1000 ou Kx, tem o encaixe via baioneta K, usando apenas oticas deste tipo, mais modernas porém mais caras e mais difíceis de encontrar. Por agora no estoque do Fotografe só temos mesmo essa KX preta, que sai a 650 reais com a 50 1:2 pentax, o que conseguimos achar é Spotmatic com objetiva genérica a uns 350 reais. Essa spot vai revisada mas normalmente não segue o padrão de conservação que apresentamos aqui no blog, vieram muitas pentax para o brasil e o pessoal aqui não tem muito o hábito de conservar as maquinas. Se tiver mais alguma duvida escreve no cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  3. Amigo, ainda tem essa belezinha pra vender?
    E como funciona o pagamento por ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Vitor, essa Já foi mas temos mais coisa, escreve no cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer.

      abração

      Pedro

      Excluir
  4. olá,
    vocês sabem dizer onde encontro informações sobre Pentax P50?
    julie.

    ResponderExcluir
  5. quando vaichegar mais pentax pro estoque? ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihhh estamos sem prazo pra chegada de mais spotmatics, mas tenho uma KX preta com 50 1:2, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer.

      abracao

      Excluir
  6. pedro, tô pesquisando sobre pentax, e caí no teu blog :D coisa fina isso aqui.
    me tira uma dúvida, pode ser? tô querendo saber sobre a pentax p50 - iso, velocidade, etc. sabes onde encontro essas informações? abç!

    ResponderExcluir
  7. oi, pedro.
    estou pesquisando há um tempão sobre a pentax, em especial a KX, velocidade, etc. caí por acaso em seu blog, depois descobri porque - com tantas pentax por aqui, lindonas, por sinal! :D

    preciso de uma ajudinha: tenho pesquisado sobre velocidade, abertura, esses detalhes iniciais. só que, vejo a KX é muito mais completa, e faz-se necessário compreender outras coisas da câmera. você sabe informar onde encontro essas informações? eu já pesquisei sobre a K1000, eu sei que é um outro modelo, mas, acredito que haja semelhaças; e como não achei quase nada sobre a KX... estou fazendo o teste num simulador bem legal, descobri no QF, vi uns posts seu por lá.
    é isso, a abertura da câmera só está indo até 11, não consigo ultrapassar e colocar 8, 5.6, e adiante. isso é um problema? não lembro dela estar assim. perto da velocidade e da alavanca de adiantar o filme, tem um botãozinho, tem um L - que eu queria saber o que fazer, hehehehe. estou atrás, há semanas, de um manual em português - quero saber cada coisa da câmera, tá difícil. sou péssima em inglês, puts! não quero perder as fotos assim, comprei uns filmes, me animei, mas, estou mais perdida no mato do que coelho =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! a KX é mesmo mais equipada do que a k1000 e pra quem quer baioneta K mas gosta de camera preta, a KX é uma das melhores opções. Não sei onde achar material sobre a KX, tudo que sei sobre ela é fruto de experiencia com a camera. o botão com o L é na verdade uma trava do disparador. quando o L está aparecendo é impossivel de acionar o disparador. A Lente estar travando em 11 é um problema, ela deveria ir até o 2 tranquilamente. experimenta remover a lente e colocá-la de novo, as vezes destrava.
      se tiver mais duvida entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  8. fiz umas pesquisas de novo, e removi a lente: testei e foram todas as aberturas. tenho aqui um manual em inglês, mas estou boiando e o arquivo nem dá pra copiar o texto e colar no tradutor online, rs. tô vendo que, o aprendizado, ainda que pequeno, vai ter que sair na prática, até eu ter base do restante. meu receio é perder muitos filmes, por aqui é caro e difícil =/ o fantástico dessas câmera é que a gente aprende o funcionamento da coisa toda nos mínimos detalhes, mas quem é iniciante, como eu, é um desespero, hahahahaha. estou acostumada com as compactas, assumo.

    muito obrigada por responder,
    abraço

    ResponderExcluir
  9. pedro, outra dúvida que não achei por aí rsrsrs. como funciona o lance da troca da bateria? de quanto em quanto tempo eu preciso trocar? é de boa deixar elas na câmera, mesmo sem estar fotografando. ou vc recomenda eu retirar e só usar na hora de fotografar... abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! eu costumo colocar a bateria apenas quando tem filme na maquina, se não tem filme nao precisa ter bateria. a bateria pode estourar se estiver perto do prazo de validade ou se passar por algumas situações, tipo calor excessivo. Quanto a troca, costumo trocar quando o fotometro para de funcionar, não existe como fazer uma estimativa sobre isso, já que cada camera trabalha de uma forma, cada fotografo a usa com uma intensidade e hoje em dia a gente nem sabe mais se pode confiar nas baterias, tem umas que nao duram nem 1 mes, ja outras duram mais de ano. O negocio é prestar atenção na fotometria, nao tem muito segredo nao !!!

      Excluir
  10. Oi Pedro! Acabo de passar pelo QF, num post seu sobre as Pentax. Achei ótimo! Mas voltei aqui por uma dúvida... Como rebobinamos o filme numa Spotmatic SPII? Tem alguma "manha" além do botão embaixo? Desconfio que o meu esteja travado... Não consigo rebobinar o filme! Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho 2 com acessórios para vender!

    ResponderExcluir
  12. Amigos tenho um Pentax Spotmatic e um jogo de lentes 28mm, 50mm, 135mm e 70-150mm, gostaria de me aventurar no mundo analógico, mas estou tendo dificuldades em achar a bateria BRB400 da Wein Cell de 1,3V para o motor de foco da câmera e também bateria para o fotômetro STITZ M-40 CDS. Se alguem souber onde acho, agradeço.
    Obrigado.
    Carlos_athie@yahoo.com.br

    ResponderExcluir