YASHICA ELECTRO GS - YASHINON COLOR DX 1:1.7 45mm
Existem tantas variáveis de Yashica Electro que fica até difícil dizer alguma coisa com precisão. O que nós sabemos é que as "full size rangefinders" revolucionaram o mercado fotográfico entre os 60 e 70, trazendo pela primeira vez ótica profissional em modelos voltados para o público intermediário, e a Yashica Electro foi a primeira a trazer um "shutter" eletromagnético.
Inovação adotada pela Polaroid em alguns modelos, o "shutter" eletromagnético garante maior precisão no tempo de exposição e evita a desregulagem do sistema e torna a Electro um equipamento extremamente confiável. A ressalva aqui fica por conta da calibração do fotômetro, que por ser mecânica, depende de manutenção periódica para assegurar a precisão. (Até ir para a revisão, costumamos bater mais uns rolos, só pra ter certeza que a culpa é da máquina, e não do operador.)
Inovação adotada pela Polaroid em alguns modelos, o "shutter" eletromagnético garante maior precisão no tempo de exposição e evita a desregulagem do sistema e torna a Electro um equipamento extremamente confiável. A ressalva aqui fica por conta da calibração do fotômetro, que por ser mecânica, depende de manutenção periódica para assegurar a precisão. (Até ir para a revisão, costumamos bater mais uns rolos, só pra ter certeza que a culpa é da máquina, e não do operador.)
A Yashica Electro é conhecida pela qualidade ótica, que usa a mesma fórmula utilizada nas objetivas profissionais Yashinon. É como se a Nikon resolvesse fazer uma câmera de bolso usando a mesma Nikkor 50 mm 1:1.4 vendida para as DSLR. Este é um fator bem representativo do momento onde estas rangefinders estão inseridas. Os fabricantes estudavam um nicho de mercado pouco explorado e até então existiam apenas câmeras profissionais e câmeras praticamente descartáveis, sem qualquer qualidade nos materiais ou preocupação técnica. Sem saber o que este novo público aceitaria, as marcas passaram a desenvolver modelos extremamente baratos, com funcionamento mecânico simples, mas sempre garantindo um ótimo resultado. O grande lance é que nesta época, ao contrário da corrida por megapixels, as grandes marcas buscavam precisão e qualidade através de um componente um pouquinho mais relevante, a ótica.
E assim, independente da baixa qualidade (se as comparamos com uma SLR clássica ou uma Leica) e simplicidade mecânica existentes nas rangefinders populares, encontramos nelas a possibilidade de fotografar usando o que há de mais moderno e profissional (para os 70) sem precisar vender o carro para pagar por isso.
O modelo Electro GS faz parte da terceira atualização da família Electro, onde a cobertura do iso foi expandida até 1000 e a objetiva ajustada para uso de filmes coloridos, além de pequenas alterações no sistema de foco e na alavanca de avanço de filme, que foi melhor acabada em plástico preto.
Este exemplar possuí algumas características importantes:
-O B (Bulb) abre o "shutter" corretamente, porém se "esquece" de fecha-lo, tornando tal ferramenta inútil.
-Há um pequeno amassado no tampo superior, não afeta a qualidade das fotos, mas tira a perfeição estética da peça.
-A rosca para filtros da objetiva está amassada, que não impede a montagem de filtros mas pesa na estética.
Salvo o citado, esta Yashica Electro 35 Gs está totalmente funcional e é indicada para quem não liga tanto assim para um risco ou amassado. Por todas estas características, a Yashica Electro 35 GS está com este preço muito especial.
saiba mais sobre a Electro 35 em:
Parabéns, por todo esse trabalho que está muito bom!!!! Ela está a venda? Obrigado!
ResponderExcluirOlá Orum,
ResponderExcluirMuito obrigado pelo elogio !
Esta Electro está R$ 220,00, mais frete. Entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e vemos como fazer.
abração
Olá! Gostaria de saber qual bateria ela usa, e se é uma rangefinder. Abraço e parabéns pelo site!
ResponderExcluirOi Lígia, a Yashica Electro usa a PX32A (5,6V), que voce acha em alguns sites gringos por uns 8 dolares mais frete. Eu costumo usar uma alcalina de 6V e menor, vendida aqui no brasil, colocada em um pedaço de mangueira e um pedaço de metal para dar contato. Tem a gambiarra neste blog.
Excluirhttp://tedmphoto.blogspot.com.br/2008/06/battery-adapter-for-yashica-gsn.html
Tem tambem o Yashica Guy, que faz o adaptador e envia por 17 dolares, com a pilha.
http://www.yashica-guy.com/document/battery.html
Se tiver mais duvida entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
abração
Salve Pedro,
ResponderExcluirAinda tem alguma disponível para venda?
Abraço!
Fala Nathan, essa Electro ainda está disponível, e tem o preço bem em conta por causa dos detalhes que ela tem, mas está completamente funcional, tem a ótica perfeita e está muito bonita.
Excluirse tiver mais duvidas entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
abração
Pedro
Pedro,
ResponderExcluirMais uma vez retorno aqui. Ainda disponível?
Fala Nathan! Ainda está aqui, mesmas condições, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
Excluirabração
Pedro
Ainda disponível para venda? Qual o valor?
ResponderExcluirOlá Caroline, electro já foi vendida mas tenho uma GTN com parassol, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
Excluirabração
Pedro
Olá! Poderias tirar uma dúvida? Comprei recentemente uma Electro 35 GS, mas verifiquei que ela funciona normalmente em todas as situações, exceto utilizando a abertura 16 na função "auto", pois o obturador não volta a fechar automaticamente. mas ao colocar na função flash, ela funciona perfeitamente em todas as aberturas. Isso é característica do modelo (no caso da utilização sem a bateria), algo que me impediria de utiliza-la? Quais os impactos e sob quais circunstancias isso seria problema real (ainda nao utilizei com filme), pois na minha cidade não existem mais locais para manutenção de câmeras antigas. Obrigada!
ResponderExcluirOi Nayra, a electro so funciona sem bateria em uma velocidade fixa, acho que 1/500, entao só será possivel controlar a abertura dela, de acordo com a luz e essa velocidade. a gente usa a 4LR44 no lugar da bateria antiga, essa é facil de achar, e so precisa usar uma mola de caneta ou uma bola de papel aluminio pra fazer o contato.
Excluirdá uma olhada nesse link do julio DX, é bem esclarecedor
qualquer coisa grita
http://www.dxfoto.com.br/yashica-electro-35-gsn/
abração
Pedro
Obrigada, Pedro! :)
Excluir