Search

Content

Pentax Asahi K1000 - PENTAX-M SMC 1:2 50mm.





Pentax Asahi K1000 - PENTAX-M SMC 1:2 50mm.

A K1000 é a SLR mais minimalista que eu conheço, seus comandos estão exatamente onde devem estar. Produzida de 1976 à 1997, esta versão da K1000 possui apenas 3 parâmetros: velocidade, abertura e foco e funciona perfeitamente sem pilhas. Apenas seu fotômetro necessita de pilhas para operar. A leitura da fotometria se dá através do "finder", onde uma agulha balanceada indica a exposição.

Esta Pentax é equipada com baioneta K e compartilha lentes com alguns modelos Pentax K digitais. Conta com uma infinidade de objetivas a preços módicos no ebay.com, de diversas marcas japonesas, taiwanesas e europeias e o número 1000 em seu nome é referência à velocidade de exposição, que vai de 1/1 à 1/1000, partindo de B. Sua construção é de muita qualidade e sua engenharia é simples e confiável. Conta com "Hot Shoe" e sincroniza com o flash em 1/60.

Sua operação é extremamente simples e prazerosa, indicada para quem quer apreender a física e a técnica que a fotografia envolve ou para quem quer voltar a fotografar em filme com muita qualidade sem gastar rios de dinheiro nisso. É uma câmera compacta dentro de sua categoria mas não cabe no bolso, sendo para essa finalidade, as Canon A35F mais indicada.

Sua objetiva 50 mm 1:2 é clara, tem precisão japonesa e despeja bastante definição, mesmo totalmente aberta. O "coating"  deste modelo já é otimizado para utilização de filmes coloridos. 

Saiba mais sobre a K-1000 em :

http://www.kenrockwell.com/pentax/k1000.htm


10 comentários:

  1. Ola, a camera esta a venda?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Kelly, esta K1000 ainda está a venda, entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer

      abração

      Excluir
  2. Oi, Pedro.
    Você saberia me informar de que ano é esta k1000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nao consigo precisar o ano. Sei dizer que é feita no Japão e fechada em hongkong , de construção eximia asahi.
      Se tiver mais duvida entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
      Abracao!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Gabriela, essa K1000 já foi vendida, temos pentax spotmatic preta, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  4. oi pedro,
    fiz umas andanças pelo google e descobri seu blog. tô pesquisando os modelos da pentax, porque quero comprar uma futuramente.
    só uma dúvida de iniciante: qual a diferença entre os modelos Pentax Asahi K1000, PENTAX K 1000 e a PENTAX SPOTMATIC SP II? outro detalhe, todas elas pegam bateria? é fácil de achar?

    li algo sobre a lente delas, uma é de rosca e outra baioneta, mas como não entendo muito do corpo da câmera, fiquei na dúvida, hehe. abç!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A maior diferença entre as pentax spotmatic spII e as k1000 está no encaixe da objetiva. enquanto na spII o encaixe é feito através de rosca M42, na k1000 o encaixe é por baioneta K. Isso implica em uma maior variedade de objetivas para a primeira, e em objetivas mais modernas e caras para a segunda.
      Quanto as baterias, as duas precisam de baterias apenas para funcionamento do fotometro. Para K1000 usamos a LR44 e para a SPII usamos a LR41, as duas são fáceis de achar.
      Se tiver mais duvida entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir