Search

Content

NIKKORMAT FT - NIKKOR S - 1:1.4 50mm











NIKKORMAT FT - NIKKOR S - 1:1.4 50mm


Sexta Nikkormat no Fotografe. A melhor.
Este modelo é na verdade o mais diferenciado entre todos os que já apareceram por essas bandas. Trata-se de um "mint" FT, que o único risco que existe eu tive o desprazer de fazer, batendo este em outro modelo Nikkormat. Problemas de estante. O sistema de medição e o "AI-prong" são um pouco diferentes, mas no geral estamos falando do mesmo projeto e execução Nikon. Simplesmente perfeito. Utilizamos o review do primeiro FTn.

Feita no Japão entre os anos de 1967 e 1975, a produção dessa Nikkormat registrou o maior número de modelos fabricados superando a  montagem de todos os outros modelos  Nikkormat  juntos. Durante seus 9 anos de fabricação, foram produzidos mais de 1.2 milhões de Nikkormat FTn’s.Além da cinquentenária (!!!) baioneta Nikon-F, um dos motivos para tantos anos de produção é o fato desse modelo possuir um sistema de medição de incidência luminosa através das lentes, sem a necessidade de correção manual para abertura (stop down metering) e mantendo a abertura total da lente durante o ato de focar. Já em alguns modelos anteriores, ao acionar o anel de abertura, o diafragma se fecha escurecendo a imagem refletida. 
A velocidade do disparo é controlada por um anel ao redor da baioneta, deixando livre o espaço onde nas câmeras profissionais ficava o "dial" de velocidades. Esta posição do controle de velocidades caiu em desuso, sendo o modelo profissional o seguido até hoje.       Este modelo é uma atualização do modelo FT, que apesar de aparentar mais moderno que seu sucessor, não dispunha do avançado sistema de medição de luz emprestado da profissional F. Também conta com indicador de luminosidade no tampo superior, útil para fotografar em ângulos pouco usuais. 
A operação desde modelo de Nikkormat é bem simplificada, girando em torno do essencial, velocidade e abertura. É recomendada para fotógrafos em aprendizagem, e é catalogada como student model, já que em sua época, quase não existia a fotografia amadora.         Sua construção robusta segue o padrão Nikon de qualidade, com mecanismos simples e confiáveis, consolidando vários padrões de montagem e operação usados até hoje, por todas as marcas.
Famosa por sua construção robusta e mecanismo confiável, essa objetiva pré AI da Nikon mostra a preocupação e excelência na produção de um equipamento feito para durar. Foi construída em metal e sua lente é perfeita, feita em vidro puro (muitas lentes modernas possuem acrílico e plástico em sua composição). Considerando o número de série, podemos imaginar que este modelo foi fabricado no começo dos anos 70, e graças a compatibilidade da F-mount, podemos acoplar (attach) essa lente em qualquer corpo Nikon, analógico* ou digital.
Excelente para retratos, processa melhor tons frios, graças a sua película anti-reflexo (coating) capaz de refletir a maioria dos tons âmbar  otimizada para o uso de filmes PB. Também forma enormes "bokehs" quando usada em 1.4, destacando o plano focado, e borrando completamente o resto da imagem . Abaixo de 2.8, como a maioria das lentes claras, apresenta bastante aberração cromática e névoa. Mas com este desfoque, você não vai prestar atenção na nevoa.

* válido para modelos até 72, quando a Nikon faz um ajuste na telemetria. Todavia existe uma pequena adaptação que atualiza este modelo para AI, a linha mais versátil de lentes da marca.



Para saber mais sobre a Nikkormat acesse:

http://en.wikipedia.org/wiki/Nikkormat]

e veja do que ela é capaz em:

http://www.lomography.com/photos/cameras/3323044-nikon-nikkormat














4 comentários:

  1. Respostas
    1. Fala Joacy, esse kit preferimos vender completo, mas se voce tem interesse em uma 50 1.4 pré AI, entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com que a gente vai atrás pra você.
      abração

      Pedro

      Excluir
  2. olá! vocês ainda estão vendendo esse kit? quanto está sendo cobrado? obrigado!

    ResponderExcluir