Search

Content

YASHICA ELECTRO GS - YASHINON COLOR DX 1:1.7 45mm



YASHICA ELECTRO GS - YASHINON COLOR DX 1:1.7 45mm 

Existem tantas variáveis de Yashica Electro que fica até difícil dizer alguma coisa com precisão. O que nós sabemos é que as "full size rangefinders" revolucionaram o mercado fotográfico entre os 60 e 70, trazendo pela primeira vez ótica profissional em modelos voltados para o público intermediário, e a Yashica Electro foi a primeira a trazer um "shutter" eletromagnético.
Inovação adotada pela Polaroid em alguns modelos, o "shutter" eletromagnético garante maior precisão no tempo de exposição e evita a desregulagem do sistema e torna a Electro um equipamento extremamente confiável. A ressalva aqui fica por conta da calibração do fotômetro, que por ser mecânica, depende de manutenção periódica para assegurar a precisão. (Até ir para a revisão, costumamos bater mais uns rolos, só pra ter certeza que a culpa é da máquina, e não do operador.)

A Yashica Electro é conhecida pela qualidade ótica, que usa a mesma fórmula utilizada nas objetivas profissionais Yashinon. É como se a Nikon resolvesse fazer uma câmera de bolso usando a mesma Nikkor 50 mm 1:1.4 vendida para as DSLR. Este é um fator bem representativo do momento onde estas rangefinders estão inseridas. Os fabricantes estudavam um nicho de mercado pouco explorado e até então existiam apenas câmeras profissionais e câmeras praticamente descartáveis, sem qualquer qualidade nos materiais ou preocupação técnica. Sem saber o que este novo público aceitaria, as marcas passaram a desenvolver modelos extremamente baratos, com funcionamento mecânico simples, mas sempre garantindo um ótimo resultado. O grande lance é que nesta época, ao contrário da corrida por megapixels, as grandes marcas buscavam precisão e qualidade através de um componente um pouquinho mais relevante, a ótica. 

E assim, independente da baixa qualidade (se as comparamos com uma SLR clássica ou uma Leica) e simplicidade mecânica existentes nas rangefinders populares, encontramos nelas a possibilidade de fotografar usando o que há de mais moderno e profissional (para os 70) sem precisar vender o carro para pagar por isso.  

O modelo Electro GS faz parte da terceira atualização da família Electro, onde a cobertura do iso foi expandida até 1000 e a objetiva ajustada para uso de filmes coloridos, além de pequenas alterações no sistema de foco e na alavanca de avanço de filme, que foi melhor acabada em plástico preto. 

Este exemplar possuí algumas características importantes:

-O B (Bulb) abre o "shutter" corretamente, porém se "esquece" de fecha-lo, tornando tal ferramenta inútil.
-Há um pequeno amassado no tampo superior, não afeta a qualidade das fotos, mas tira a perfeição estética da peça. 
-A rosca para filtros da objetiva está amassada, que não impede a montagem de filtros mas pesa na estética. 

Salvo o citado, esta Yashica Electro 35 Gs está totalmente funcional e é indicada para quem não liga tanto assim para um risco ou amassado. Por todas estas características, a Yashica Electro 35  GS está com este preço muito especial. 

saiba mais sobre a Electro 35 em:



 



13 comentários:

  1. Parabéns, por todo esse trabalho que está muito bom!!!! Ela está a venda? Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Orum,
    Muito obrigado pelo elogio !
    Esta Electro está R$ 220,00, mais frete. Entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e vemos como fazer.

    abração

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de saber qual bateria ela usa, e se é uma rangefinder. Abraço e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia, a Yashica Electro usa a PX32A (5,6V), que voce acha em alguns sites gringos por uns 8 dolares mais frete. Eu costumo usar uma alcalina de 6V e menor, vendida aqui no brasil, colocada em um pedaço de mangueira e um pedaço de metal para dar contato. Tem a gambiarra neste blog.

      http://tedmphoto.blogspot.com.br/2008/06/battery-adapter-for-yashica-gsn.html

      Tem tambem o Yashica Guy, que faz o adaptador e envia por 17 dolares, com a pilha.

      http://www.yashica-guy.com/document/battery.html

      Se tiver mais duvida entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Excluir
  4. Salve Pedro,

    Ainda tem alguma disponível para venda?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nathan, essa Electro ainda está disponível, e tem o preço bem em conta por causa dos detalhes que ela tem, mas está completamente funcional, tem a ótica perfeita e está muito bonita.
      se tiver mais duvidas entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  5. Pedro,

    Mais uma vez retorno aqui. Ainda disponível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nathan! Ainda está aqui, mesmas condições, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
      abração
      Pedro

      Excluir
  6. Ainda disponível para venda? Qual o valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline, electro já foi vendida mas tenho uma GTN com parassol, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
      abração

      Pedro

      Excluir
  7. Olá! Poderias tirar uma dúvida? Comprei recentemente uma Electro 35 GS, mas verifiquei que ela funciona normalmente em todas as situações, exceto utilizando a abertura 16 na função "auto", pois o obturador não volta a fechar automaticamente. mas ao colocar na função flash, ela funciona perfeitamente em todas as aberturas. Isso é característica do modelo (no caso da utilização sem a bateria), algo que me impediria de utiliza-la? Quais os impactos e sob quais circunstancias isso seria problema real (ainda nao utilizei com filme), pois na minha cidade não existem mais locais para manutenção de câmeras antigas. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayra, a electro so funciona sem bateria em uma velocidade fixa, acho que 1/500, entao só será possivel controlar a abertura dela, de acordo com a luz e essa velocidade. a gente usa a 4LR44 no lugar da bateria antiga, essa é facil de achar, e so precisa usar uma mola de caneta ou uma bola de papel aluminio pra fazer o contato.

      dá uma olhada nesse link do julio DX, é bem esclarecedor

      qualquer coisa grita

      http://www.dxfoto.com.br/yashica-electro-35-gsn/


      abração

      Pedro

      Excluir